Quem sou eu

Minha foto
Campo Grande, MS, Brazil
Sou professora da Sala de Recursos Multifuncionais da E.M. Prof. Licurgo de Oliveira Bastos. Gosto de praticar esporte para ter boa saúde e um bom condicionamento físico para poder desenvolver minhas atividades diárias com qualidade. Obrigada por passar por aqui. Sua visita é muito importante para mim. Beijos...

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Audiodescrição



O Girassolzinho para o tempo todo admirando o sol...


O recurso da audiodescrição permite que a pessoa com deficiência visual assista a um filme  com riquezas de detalhes. Esse trabalho é mais uma saída fantástica para se trabalhar com alunos com Deficiência Visual, pois possibilita a aquisição de conhecimento por meio de relatos de atividades, filmes, histórias para os alunos de uma sala de aula como um todo. Também uma possibilidade de inserir os alunos videntes no mundo daqueles que enxergam pouco ou nada veem, com momentos de assistir ao filme audiodescritivo com os olhos vendados e depois sugerir que comentem sobre a experiência. Também é um meio que permite ao professor montar peças teatrais com os alunos e ao final audiodescrever o trabalho realizado.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PwzKmtTRCWc. Acesso 28/11/2013

Audiodescrição site: www.filmesquevoam.com.br
 
Postado por Marta Mello

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Jogo da Memória OnLine


Trabalhar com jogos com alunos com deficiência intelectual possibilita uma aprendizagem prazerosa. Os alunos DI possuem uma dificuldade maior em relação ao raciocínio, por essa razão os jogos são recursos que exercitam a mente preparando-a para receber esse conhecimento formal. Para FIGUEIREDO & POULIN (2008, p. 251) "A imitação e o jogo simbólico favorecem o desenvolvimento das estruturas intelectuais em alunos com deficiência intelectual".
Dessa forma segue a dica para trabalhar na SRM com jogos online, pois o uso do computador também torna o ensino satisfatório para os alunos e professores, e por ser uma ferramenta virtual denota interesse por parte de todos.

Jogos Online: Jogo da Memória


         Serve para trabalhar a Capacidade de Atenção, Concentração, Senso direcional, Memória Visual, Memória Visual Fina. Embora pareça coisa simples, exige uma mente em permanente estado de alerta.


Faixa Etária: Ideal para crianças de todas as idades. 


Objetivo: Encontrar os pares das figurinhas ocultas debaixo das bolinhas roxas. 


Como Jogar: Para efetuar os movimentos use o apenas MOUSE. 


Instruções:

     A cada nova partida elas são redistribuídas em outras posições, de modo a nunca repetir uma situação anterior, o que garante horas de desafios sempre novos.

  •  Serve para trabalhar a coordenação motora, e todos os tipos de memórias, também a atenção e a concentração, etc.
  • É o tipo de atividade que pode ser trabalhada em grupos de dois alunos ao mesmo tempo. Um ficará no controle e o outro pode atuar como auxiliar de memorização. O controle do mouse então pode alternar entre eles. Sendo uma atividade de memorização e agilidade visual, ganham todos. 
Referências:

GOMES, Adriana Leite Lima Verde. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual / Adirana Leite Lima Verde, Gomes, Jean Roberto Poulin, Rita Vieira de Figueiredo.- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Recurso de baixa tecnologia para aluno com deficiência física

 Momento de confecção do recurso
 Aluna Maria Clara testando o recurso

Calça de Contenção / Calça da Vovó / Calça almofada

Ela tem vários nomes, porém o que o importa é a funcionalidade do material confeccionado. Esse recurso é utilizado para proporcionar conforto ao aluno com deficiência física nas horas de brincadeiras, cuidados, estimulação e atividades no tapete com os colegas.

Editado e postado por Marta Mello - Prof. SRM / Licurgo

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência Física


 Máscara para teclado (colmeia)

A partir das leituras e estudos realizados no decorrer da disciplina de AEE para DF em relação à Tecnologia Assistiva percebemos que o uso do computador é estimulador para qualquer aluno e os recursos de alta tecnologia são considerados uma ajuda, um apoio para alcançar os objetivos propostos no ambiente escolar para todos os discentes. No entanto, para um aluno com deficiência física e com sérios comprometimentos na coordenação motora esses equipamentos são importantíssimos, pois por meio deles as barreiras em relação à escrita são diminuídas, uma vez que pode ser usado para as produções da escrita formal no dia a dia em sala de aula e na sala de recursos multifuncionais. Sendo assim, um dos recursos da TA escolhidos por nós é a máscara para teclado (colmeia), que consiste em um acessório (produto), com furação coincidente às teclas, a ser acoplado em um teclado de computador, com a finalidade de auxiliar usuários que possuem pouca coordenação motora / mobilidade reduzida nos membros superiores. A colmeia impede que mais de uma tecla seja pressionada ao mesmo tempo ou que uma tecla seja pressionada indevidamente evitando que o usuário esbarre em teclas que não deseja pressionar. Normalmente é utilizada com uma ponteira de pesos ou os próprios dedos do aluno nos momentos de escrita no computador. Esse material permite que o aluno aprimore a sua motricidade fina eliminando ou diminuindo os erros de digitação.


Obras consultadas:

SARTORETTO, Mara Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa / Mara Lúcia Sartoretto, Rita de Cássia Reckziegel Bersch. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010.

 


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sugestão de Filme


 "Intocáveis"








"Como toda estrela no céu toda criança é especial"

Conta a história de uma criança que sofre de dislexia.

Um filme que realmente nos faz refletir sobre nossas ações como ser humano numa sociedade evolutiva.
 

Como desenvolver a capacidade de aprendizagem das crianças disléxicas?