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Sou professora da Sala de Recursos Multifuncionais da E.M. Prof. Licurgo de Oliveira Bastos. Gosto de praticar esporte para ter boa saúde e um bom condicionamento físico para poder desenvolver minhas atividades diárias com qualidade. Obrigada por passar por aqui. Sua visita é muito importante para mim. Beijos...

segunda-feira, 30 de junho de 2014

O MODELO DOS MODELOS




No texto de Ítalo Calvino intitulado “O modelo dos modelos” o personagem principal pautava suas vivências modelada por ideologias que foram sendo construídas a partir de formas convenientes, a seu ver, para se viver. Haviam regras fixadas na tentativa de se chegar à perfeição. Com o passar dos tempos tudo foi se tornando sem sentido e o que é melhor, “[...] a regra do senhor Palomar foi aos poucos se modificando: agora já desejava uma grande variedade de modelos, (...) que se adaptasse a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas realidades distintas, no tempo e no espaço”. [...] (Italo Calvino).
Como seguir modelos se somos todos diferentes na sua essência?
No AEE não é diferente, pois o atendimento às pessoas com deficiência também sofreu mudanças. Em tempos primórdios seguiam-se os modelos padronizados, pois essas pessoas deveriam ficar segregadas em suas casas não podendo ter acesso a ambientes sociais. Hoje vivemos em época que há movimentos constantes em prol da educação especial na tentativa de se fazer cumprir a lei, uma dela é a implantação das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas públicas. Nelas são realizados os Atendimentos Educacionais Especializados que é “um serviço da Educação Especial destinado a alunos com deficiência” (VERDE, p. 16, 2010) e que o seu funcionamento é permeado por ações específicas a cada aluno e seus mecanismos de aprendizagem. São momentos de plena consciência na valorização do ser humano, de suas habilidades e potencialidades. São buscas de melhorias para todos na tentativa de “focalizar as atitudes do aluno diante da aprendizagem facilitando sua adaptação escolar e social”. (VERDE, 2010).
Diante disso percebemos que existem ralações entre o texto e o AEE principalmente quando se percebe que há a necessidade de mudança de caminhos para se atingir um objetivo. E que as reações pessoais não são como se determina, e sim como elas nos são apresentadas. Aceitar as diferenças e demonstrar isso em atitudes é o primeiro passo para que a inclusão aconteça.

Referência
VERDE, Adriana Lima. Atendimento Educacional Especializado do aluno com deficiência intelectual / Adriana Lima Verde, Jean Robert Poulin, Rita Vieira de Figueiredo. – São Paulo: Moderna, 2010.

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