Trabalhar com jogos com alunos com deficiência intelectual possibilita uma aprendizagem prazerosa. Os alunos DI possuem uma dificuldade maior em relação ao raciocínio, por essa razão os jogos são recursos que exercitam a mente preparando-a para receber esse conhecimento formal. Para FIGUEIREDO & POULIN (2008, p. 251) "A imitação e o jogo simbólico favorecem o desenvolvimento das estruturas intelectuais em alunos com deficiência intelectual".
Dessa forma segue a dica para trabalhar na SRM com jogos online, pois o uso do computador também torna o ensino satisfatório para os alunos e professores, e por ser uma ferramenta virtual denota interesse por parte de todos.
Jogos Online: Jogo da
Memória
Serve para trabalhar a Capacidade
de Atenção, Concentração, Senso direcional, Memória Visual, Memória Visual
Fina. Embora pareça coisa simples, exige uma mente em permanente estado de
alerta.
Faixa
Etária: Ideal para crianças de todas as idades.
Objetivo:
Encontrar os pares das figurinhas ocultas debaixo das bolinhas roxas.
Como
Jogar: Para efetuar os movimentos use o apenas MOUSE.
Instruções:
A cada
nova partida elas são redistribuídas em outras posições, de modo a nunca
repetir uma situação anterior, o que garante horas de desafios sempre novos.
- Serve para trabalhar a coordenação motora, e todos os tipos de memórias, também a atenção e a concentração, etc.
- É o tipo de atividade que pode ser trabalhada em grupos de dois alunos ao mesmo tempo. Um ficará no controle e o outro pode atuar como auxiliar de memorização. O controle do mouse então pode alternar entre eles. Sendo uma atividade de memorização e agilidade visual, ganham todos.
- Disponível em: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogos_online_jogo_da_memoria.htm. Acesso em 14/10/2013
GOMES, Adriana Leite Lima Verde. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual / Adirana Leite Lima Verde, Gomes, Jean Roberto Poulin, Rita Vieira de Figueiredo.- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010.